terça-feira, 22 de setembro de 2009

Acabou o Verão dos dedos magoados.


Pois bem, este verão foi marcado por uns pequenos acidentes para uns amigos .

Felizmente sem grande gravidade. As coisas correram bem, mas amigos tenham cuidado pois tudo no nosso corpinho faz muita falta ate simplesmente um dedito da mão.


Vejam como é complexo

Os dedos da mão humana, chamados de quirodátilos, principalmente o dedo oposto aos restantes - o polegar, foram um salto evolutivo, pois permitiu a estes seres a utilização de instrumentos, com os quais podem mais facilmente defender-se e modificar o meio ambiente. Os dedos movem-se (novamente, com excepção do polegar, no ser humano) por acção de tendões ligados a músculos no antebraço e de outros pequenos músculos que ligam as falanges. O polegar move-se ainda por acção dos músculos flexores e , que se encontram na palma da mão, ligados ao primeiro metacarpal.

Nomenclatura

Polegar - polegar, dedão, positivo ou mata-piolho.
Dedo indicador - indicador, apontador ou fura-bolo.
Dedo médio- dedo médio, dedo do meio, maior-de-todos ou pai-de-todos.
Anelar - anelar, anular ou seu-vizinho.
Dedo mínimo - dedo mínimo, dedinho ou mindinho.
A pele da parte interna dos dedos, tem uma elevada concentração de terminais nervosos, tornando-os os centros do sentido do tacto; isto permite, por exemplo, a leitura em Braille. Para além disso, esta pele tem uma textura especializada para a preensão, que dá origem às impressões digitais.

Todo o cuidado é pouco e as coisas acontecem,

Bjs e as melhoras aos acidentados

Fifi

5 comentários:

Nuno disse...

Eu sou casado com uma enciclopédia... lol
As melhoras a todos e à minha fifi muito obrigado pelo esclarecimento.
kisses

Barras disse...

A mim ensinaram-me "dedo mindinho, seu vizinho, pai de todos, fura bolos e mata piolhos". E eu estou a ensinar de igual modo a minha filha.
E a unha do mata piolhos da minha mão esquerda já está quase a permitir que volte a tocar guitarra.

Nuno disse...

Amigalhaço Barras os meus ouvidos pululam de alegria....

abraço

Ana disse...

Olá :)

pensava eu que conhecia o bem o meu marido e não é que... ao ter deixado o seu dedinho dentro do meu carro (com o resto do corpo cá fora e a porta fechada)a sua grande preocupação foi... NUNCA MAIS TOCO VIOLA!!! Siceramente mesmo sabendo que ele gosta muito de tocar viola nunca pensei que a paixão fosse assim tão grande:)
Beijos e as melhoras (marido e amigo Betinho) e mais uma coisita, em que terá pensado o Betinho quando cortou os dele????!!!

A-Dos-Cunhadense disse...

Enquanto o Tonino pensou na guitarra...o meu querido marido pensou: "Fiquei sem cabeça....." ainda bem q podemos gozar/brincar com estas duas situações, é sinal que está a correr tudo bem...
Tonino estamos ansiosos pelas belas noites de guitarrada....agora ñ pode ser ao relento, mas vem o Inverno pode ser em frente a uma lareira ou mm em frente de uma salamandra... :)
E marido, continua a tua recuperação na fisioterapia :)
bjos