quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Chás e Infusões


Este é um tema que muito me fascina e por isso vou partilhar.
Uma chavena de chá bem quente e fumegante ajuda-nos a recuperar forças e energia para enfrentar os dias mais cansativos.
Só não nos aquece mas tambem acrescenta ao nosso dia a dia um aporte significativo de nutrientes importantes.
Para que saibam as suas propriedades vou iniciar uma listagem;


Chá Verde: antioxidante; adjuvante na perda de peso e no equilibrio do colesterol; anti-envelhecimento e anticancerigeno.
Chá Preto: Antioxidante; doenças cardiovasculares e mau hálito
Chá Branco: Antioxidante; adjuvante no controle de peso e na redução do colesterol.
Abacateiro: Diurético; hepatoprotector; gota e hipertensão
Aipo: Digestivo; depurativo e diurético; cálculos renais
Alcachfora: Diurética ; ajuda a reduzir a ureia ; hipotensão; protectora da célula hepática e digestiva
Alecrim: Digestivo e diurético
Alfavaca- de -cobra: Diurética e depurativa; ajuda a diminuir a urémia e o excesso de ácido úrico
Alteia: Protector gástrico e intestinal; afecções respiratorias
Anis Estrelado: Digestivo e meteorismo

Aqui ficam alguns..... mais a frente continuarei.........




9 comentários:

Barras disse...

Se a chavena de chá for bem quente apenas, sem fumegar, perden-se algumas propriedades?

Nuno disse...

qd n esta fumegante..... muda-se para o chazinho de cevada, geladinho..... com um pires de "tramoço" ou uma traveça de caracois.......
SAUUUUUUDDDAAAAAADDDDEEEEEEEE

Anónimo disse...

e k tal fazermos uma mistura das infusões todas??!!
aí dava para tudo!! e escusavamos de estar a escolher, será que é possivel?
lolol
Amigo Tabrneiro, essa historia da cevada com o pires de "tramoços" é mto boa, ms voltamos a falar disso daki a 2 semanas, ok?
Ahh e a cevada bem fresquinha e os "tramoços" com uma pitada de sal fininho sff.

Nuno disse...

A-Dos-Cunhadense so tenho uma coisa a dizer.....

VOTO EM TI.

bjs

Anónimo disse...

Ups estou a perder alguma coisa??? Porquê daqui a duas semanas??? O que vai haver que eu não sei :(
Quanto ao chá, do melhor !!!! mas... e o carioca de limão, não faz bem a nada????

Fifi disse...

Olá,
O carioca de limão n é mais nem menos que um chá de limão.
A sua função principal é ser antipirético,ou seja,é muito bom para os estados gripais, e para a febre.Qt ao chá de cevada ele existe e é usado pelas pessoas q são macrobióticas, e dizem q ajuda a eliminar a gordura animal do corpo.(ainda n percebi muito bem,pq n estou dentro das macrobioticas mas vou tentar saber)
Bjs a todos

Nuno disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Nuno disse...

Tenho tanto orgulho na minha fifi.... ela sabe tantas coisas pá!!!!!
LUV IU
xuac's

Anónimo disse...

Amiga Ana, daqui a duas semanas, porque estive muito malllll, muito doenteeeeee...e estou a antibióticos, portanto e como sou uma pessoa responsável não posso beber bebidas alcoolicas....
Como a Amiga Filipa diz, cházinho de Limão, também é mto bom, para o meu Ex-estado... :))
(sou uma piegas, eu sei...)
:))